Pedagiômetro
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Sitio CGU
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Data-base ou data sem base?
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
O PSF bem avaliado
Por Francisco A. de Sousa
Do Terra
Saúde da Família é aprovado por 80,7% dos usuários, diz Ipea
09 de fevereiro de 2011 • 10h30 • atualizado às 11h35
O programa Saúde da Família é o serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) melhor avaliado por usuários, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). No levantamento, 80,7% dos entrevistados avaliaram o programa como "muito bom" ou "bom", 14% como "regular" e apenas 5,4% como "ruim" ou "muito ruim".
Os dados coletados pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) indicam que o atendimento de urgência e emergência é o serviço do SUS com pior avaliação, sendo reprovado por 31,4% dos usuários. Ainda assim, 48,1% dos entrevistados consideraram "bom" ou "muito bom" o serviço, enquanto 20,7% o qualificaram como "regular".
Os centros e postos de saúde têm rejeição próxima a dos atendimentos de urgência e emergência, com 31,1% de avaliações negativas e 44,9% de opiniões favoráveis.
No estudo, a distribuição de medicamentos foi o segundo item mais aprovado pelos entrevistados, com índices de 69,6% e 11% de avaliações positivas e negativas, respectivamente. Os médicos especialistas obtiveram aprovação de 60.6% dos usuários entrevistados, sendo reprovados por 18,8% das pessoas ouvidas pelo Ipea.
Os dados foram coletados entre os dias 3 e 19 de novembro de 2010, nas casas de 2.773 pessoas residentes em domicílios particulares permanentes. A amostragem considerou a distribuição dos domicílios no Brasil e as variáveis como sexo, faixa etária, faixas de renda e escolaridade. Os parâmetros básicos para definição dessas distribuições vieram da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Minha esposa trabalha como enfermeira no PSF na ZL, me disse que tem uma empresa secovi que está entrando no ramo. Via prefeitura.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Prestes a completar 31 anos no próximo dia 10, o PT conta hoje com 1.419.277 filiados. Para comemorar a data, o partido vai homenagear o ex-presidente
Prestes a completar 31 anos no próximo dia 10, o PT conta hoje com 1.419.277 filiados. Para comemorar a data, o partido vai homenagear o ex-presidente Lula, que voltará a presidência de honra do PT, durante encontro em Brasília. Além de comandar o país há oito anos, o PT governa cinco estados (Acre, Bahia, Distrito Federal, Sergipe, Rio Grande do Sul) e 560 municípios.
No legislativo, o partido tem a maior bancada na Câmara, 89 deputados eleitos, e a segunda bancada no Senado, com 14 senadores. Conta ainda com 149 deputados estaduais e 4.166 vereadores. Organizado em 4 mil diretórios municipais e com mil comissões executivas provisórias, o partido tem 60 mil dirigentes distribuídos por todo o país.
• Voltaquinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Drogas contra hipertensão e diabetes do Aqui Tem Farmácia Popular serão oferecidas de graça
Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo
A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciam nesta quinta-feira (3), em Brasília, a gratuidade dos medicamentos contra hipertensão e diabetes disponíveis no Programa Aqui Tem Farmácia Popular. A iniciativa vai ganhar o slogan “Saúde não tem preço”.
Durante o anúncio, Padilha assinará portaria normatizando a oferta gratuita desses medicamentos. “O nosso objetivo é ampliar o atendimento à população como também estimular o uso adequado de medicamentos”, explica Padilha. “Com isso, será possível melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade dos brasileiros acometidos por hipertensão e diabetes, independentemente de eles serem usuários ou não do Sistema Único de Saúde”, acrescenta.
A relação dos produtos que passam a ser oferecidos gratuitamente à população será informada nos pontos de venda.
As medidas normatizadas pela portaria do Ministério da Saúde deverão ser implementadas pelos estabelecimentos conveniados até o próximo dia 14, período concedido para adaptação dos sistemas de vendas das farmácias conveniadas. As farmácias e drogarias que se adequarem antes desse prazo já poderão oferecer gratuitamente medicamentos contra hipertensão e diabetes aos usuários do programa.
Padilha também anuncia hoje a inclusão de mais uma drogaria no programa, a de número 15 mil. O Aqui Tem Farmácia Popular atualmente beneficia cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês. Destes, aproximadamente 660 mil são hipertensos e 300 mil, diabéticos.
O programa inclui 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes e mais cinco doenças (asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma), além de fraldas geriátricas. Para ter acesso aos produtos é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica.